Domingo, 20 de Abril de 2025

O que a igreja ensina sobre o pulgatório

10 de Setembro de 2024 O que a igreja ensina sobre o pulgatório

O Catecismo da Igreja Católica ensina que o purgatório é uma fase de "purificação final" para aqueles que morreram em amizade com Deus, mas que ainda precisam ser completamente purificados antes de entrarem no céu. Essa doutrina, no entanto, é muitas vezes pouco compreendida ou conhecida.

Há passagens bíblicas que fazem referência a esse estado, como nos Evangelhos de Mateus e Lucas, e na Primeira Carta aos Coríntios, onde a ideia de um processo de purificação antes da salvação final é mencionada. Além disso, os católicos podem oferecer indulgências pelas almas no purgatório, o que pode ajudar a acelerar esse processo. No dia de Finados, em 2 de novembro, é possível obter uma indulgência plenária em favor de uma alma falecida, seguindo os requisitos da Igreja.

Os santos também destacam a importância de rezar pelas almas no purgatório. Santa Catarina de Siena afirmou que essas almas, ao serem libertas, intercedem por aqueles que as ajudaram com orações. Outros santos, como São João Macias, obtiveram extraordinários favores e graças pelas almas que ajudaram a libertar. Há também santos como Santa Faustina Kowalska, que tiveram visões do purgatório, confirmando a sua existência e revelando o sofrimento das almas que ali se encontram.

As orações dos santos pelas almas no purgatório são bem documentadas, como as de São Nicolau de Tolentino, conhecido por sua devoção a elas. Além disso, muitos afirmam que a Virgem Maria visita e consola as almas no purgatório, suavizando suas penas com sua intercessão.

Para os que buscam evidências materiais, o Museu das Almas do Purgatório, em Roma, exibe objetos que supostamente comprovam visitas de almas a seus entes queridos na Terra, pedindo orações para que possam ser libertas desse estado de purificação.

Colabore com esta obra de evangelização - doação via pix para 73988968295 Fundação Educacional Artística e Cultural Cidadania